Depilação Cuidado com a higiene e saúde

Depilação Cuidado com a higiene e saúde

Os problemas mais sérios são causados pela cera reutilizada.
Depilar com cera, apesar de ser um dos métodos favoritos das mulheres que procuram praticidade aliada à duração, pode causar alguns problemas. Por isso, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o lugar que fará a depilação.
Os problemas mais sérios são causados pela cera reutilizada. Por isso mesmo, a prática é proibida pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável por fiscalizar vários estabelecimentos – inclusive os salões de beleza. “A contaminação da cera por resíduos de pelos pele ou sangue pode gerar infecções cutâneas bacterianas, como foliculite, impetigo, dermatite e micoses, ou virais, como HPV, verrugas, herpes ou até mesmo hepatite”.
Além da não reutilização da cera, a ANVISA recomenda ainda que as espátulas sejam de material liso, lavável e impermeável, ou também descartável (caso das espátulas de madeira, por exemplo). A espátula pode ser reutilizada, desde que não seja de madeira e seja higienizada com freqüência. E na hora de escolher um salão, é bom ficar atenta a alguns aspectos específicos, de modo a se certificar estar em um local que atende a todos os requisitos de segurança: os pisos e paredes devem ser laváveis, e deve haver boa ventilação na sala. Além disso, todos os materiais a serem utilizados devem estar às vistas das clientes. “A cliente deve observar sinais como se há dois cestos distintos para descarte de resíduos (um servindo apenas para a cera)”. Pois muitos salões levam a cera para ser aquecida, coada e reutilizada. A panela, por sua vez, precisa ser higienizada pelo menos uma vez por semana, com álcool 70% – tanto a parte móvel como a fixa. E um detalhe mostra tudo, um saco plástico que é realmente a prova de que tudo está no lixo para ser descartado.
Por fim, lembre-se de nunca deixar de questionar a profissional em caso de qualquer dúvida em relação aos materiais e procedimentos que serão usados em você. Assim, sua saúde fica garantida!
Higiene e segurança!



Comente isso! Comentar

  • Não existem comentários ainda, clique em comentar e seja o primeiro!

PREENCHA E RECEBA
NOVIDADES EM SEU E-MAIL